quinta-feira, 16 de julho de 2009

UMBANDA E SEUS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS

Em, 15 de Novembro de 1.908, Zélio Fernandino de Moraes, com apenas 17 anos recebe dentro da Federação Espírita, uma entidade que se deu o nome de Caboclo das Sete Encruzilhadas, funda em Neves, subúrbio de Niterói, cria um movimento religioso denominado de Umbanda, cujo vocábulo jamais tinha sido usado.
Em, 16 de Novembro de 1.908, na residência da família do jovem médium Zélio, localizada na Rua Floriano Peixoto, número 30 em Niterói, foi realizada a primeira sessão espírita de Umbanda.
Em, Novembro de 1.918, o Caboclo das Sete Encruzilhadas, inicia a fundação dos sete templos de Umbanda, sendo: Nossa Senhora da Guia, tendo como diretor espiritual Durval de Souza, Nossa Senhora da Conceição, diretor espiritual Leal de Souza, Santa Bárbara, diretor espiritual João Aguiar, São Pedro diretor espiritual José Meireles, Oxalá, diretor espiritual Paulo Lavois, São Jorge, diretor espiritual João Severino Ramos e São Jerônimo, diretor espiritual, José Álvares Pessoa, todas elas no Rio de Janeiro, sendo a última em 1.937.
Em 1.920, a Umbanda se espalha pelos Estados de São Paulo, Pará e Minas Gerais.
Em 1.926, Chega ao Rio Grande do Sul, sendo que o primeiro terreiro de Umbanda, fundado por Otacílio Charão, na cidade de Rio Grande.
Em 1.932, Laudelino de Souza Gomes, funda o primeiro Terreiro de Umbanda em Porto Alegre.
Em 1.939, foi criada a Federação Espírita de Umbanda do Brasil, pelos templos fundados pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, que posteriormente foi denominada de União Espiritualista de Umbanda, com apoio de dezenas de outros terreiros, fundados por inspiração de entidades de Umbanda, que trabalhavam ativamente no astral sob a orientação do fundador, sempre com uniformes branco e seus pontos cantados, sem utilizar instrumentos.
Em 1.941, Foi realizado o primeiro Congresso de Espiritismo de Umbanda
Em, 12 de Setembro de 1.971, Foi criado na cidade do Rio de Janeiro o primeiro organismo de caráter nacional, com o nome de CONDU, significando Conselho Nacional Deliberativo de Umbanda, tendo como fundadores os seguintes:
União Espiritualista de Umbanda do Brasil, presidente Floriano Manoel da Fonseca
Primado de Umbanda, presidente Domingos dos Santos
Congregação Espírita de Umbanda do Brasil, presidente Martinho Mendes Ferreira
Confederação Nacional E Umbandista e dos cultos Afros, presidente Mauro do Rego Monteiro Porto
Federação Nacional das Sociedades Religiosas de Umbanda, presidente Jerônimo de Souza.

Em, 1.978, surge o livro Fundamentos de Umbanda, que expõe a estrutura básica do movimento religioso no sentido de elevar a Umbanda à justa posição de religião eminentemente brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário